top of page

Cérebro e Obesidade

  • Foto do escritor: Lia Aguilera
    Lia Aguilera
  • 22 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

 

Não apenas obesidade, mas ganhos de peso que principalmente mulheres não conseguem perder.

Treinos, dietas não funcionam, a barriga se mantém.

A obesidade é uma questão do cérebro.

Assim que nascemos ganhamos conforto e alimento calórico. Aprendemos que diante de desconforto, continuamos a ganhar o colo e alimento.

Mulheres 40 + que iniciam sua entrada na menopausa, começam a desenvolver sintomas como: insônia, ganhos de peso, irritabilidade, falhas na memória. Tudo isso pela descompensação hormonal. E iniciam-se desorganizações no sistema nervoso central que é a máquina que governa nosso corpo.

A reposição hormonal para mulher é muito importante, mas cada caso é um caso e voce precisa conversar com seu médico a respeito. Algumas infelizmente nem poderão fazer a reposição, mas existem outros recursos que a Naturopatia e a Neuro suplementação podem se valer para ajudar a mulher nesta fase.

A Neurociência mostra que mulheres tem duas vezes mais chance de desenvolver o Alzheimer. Justamente pelas descompensações hormonais. Veja que um dos sintomas são falhas na memória.

A obesidade, ganho de peso, acontece, por que ocorre diminuição dos hormônios femininos. Diminuindo o estrogênio, o hipotálamo neste momento é atingido por esta queda, e o que ele faz? Regula o apetite.

Existem neurônios que quando ativados podem aumentar o apetite, e na hora da angústia, o que nosso cérebro aprendeu? Ingestão de alimento calórico.

E quem é o hipocampo? No hipocampo estão as memórias, o aprendizado e nossas emoções. O estrogênio é um neuro modulador, e a tarefa do estrogênio no hipocampo é aumentar a neuro plasticidade, isto é, nos habilitam a lidar com nossas emoções, nos ajudam a desenvolver melhor as atividades do dia a dia e temos acesso mais rápido a nossas memórias.

E ao contrário de ter uma neuroplasticidade teremos um combo para fazer o ganho de peso se manter ganhamos uma  neuro inflamação, resistência a insulina, ansiedade  e estresse.

Além da reposição hormonal, existem vitaminas e minerais que ajudam no equilíbrio cerebral.

Mencionei acima sobre neurônios, se o cérebro inflama, os neurônios também se atrapalham com toda essa bagunça que acontece no cérebro da mulher.

Os neurônios envolvidos nessa questão são os serotoninérgicos e dopaminérgicos. Os neurônios que estão envolvidos nas questões de bem estar e alegria.

Você está passando por isto? Gostaria de entender mais sobre o que se passa na sua cabeça?

Agende um horário e vamos discutir o melhor plano de tratamento para voce.

Sou psicóloga graduada, com especialização em Neurociências e Naturopata com cursos em neuro suplementação. Com essas formações e estudos estou habilitada a olhar para voce de maneira integral. Hoje não necessariamente você precisa ficar meses ou anos em terapia, por isso falo de criarmos juntas um melhor protocolo para você.

Mas lembrando que cada caso é um caso. Agende uma avaliação. Te aguardo!

 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Lia Aguilera, Psicoterapeuta Integrativa

bottom of page